A concessão de cestas básicas por meio dos Centros de Referência da Assistência Social - Cras e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social - Creas é fundamental para garantir a diversas famílias o acesso à alimentação.
Para qualificar o processo de trabalho na oferta desse benefício, a Gerência de Vigilância Sociassistencial desenvolveu um aplicativo capaz de registrar todas as cestas básicas concedidas pelos Cras e Creas de Contagem, tanto emergenciais quanto às inclusivas, que são aquelas concedidas às famílias em acompanhamento efetivo pelos equipamentos.
A coleta de dados é considerada importante para mapear a origem das demandas e subsidiar as ações voltadas às políticas de assistência social, principalmente no que se refere à garantia de segurança alimentar, como explica o responsável pela criação técnica do aplicativo, Bruno de Abreu. “Essa coleta qualificada de dados nos auxilia no acompanhamento da concessão do benefício e no efetivo conhecimento dos territórios,"”, destacou.
A dinâmica do aplicativo é muito simples: todos os Cras e Creas registram as famílias que recebem as cestas, registram as datas, quem retirou, de onde surgiu e se houve devido enquadramento aos critérios de acesso ao benefício. Com os dados lançados na ferramenta, a Vigilância consegue mapear o público e a quantidade de cestas concedidas. Todos os dados são dispostos em planilhas e gráficos que permitem análises adequadas aos serviços.
O gerente de Vigilância Sociassistencial, Beckenbauer Araújo, conta como surgiu a ideia. “Veio da necessidade de materializar a implementação do uso de novas tecnologias para a sistematização dos processos de trabalho. O aplicativo veio para aprimorar o atendimento dos trabalhadores do Suas aos usuários, objetivando qualificar as informações extraídas em formato de relatório e, por consequência, mapear a distribuição deste benefício em nosso município para o planejamento mais assertivo e de acordo com a realidade dos usuários”, declarou.
Lá na ponta, os administrativos que realizam o lançamento dos dados foram capacitados e já utilizam o aplicativo. Géssica Limeira, é assistente administrativa no Cras Icaivera e relata que o sistema facilitou e organizou a dinâmica de trabalho. “Veio para melhorar a dinâmica do nosso trabalho, trazendo organização e acesso rápido às informações”.
Desde o início da gestão, a Prefeitura vem implementando avanços nas políticas socioassistenciais. A criação da vigilância faz parte dessa nova visão. A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Viviane França, ressalta que a gerência vem cumprindo o seu papel e aprimora a dinâmica socioassistencial. “A Vigilância Socioassistencial foi implementada com o intuito de sistematizar e analisar dados e informações territorializadas. É exatamente isso que ela vem fazendo. O aplicativo veio para aprimorar toda a dinâmica de registros dos nossos equipamentos,” destacou.
O aplicativo criado é restrito ao uso técnico e interno da secretaria, é sigiloso quanto aos dados fornecidos pelos usuários e funciona de forma sincronizada e interativa, garantindo a segurança das informações.